terça-feira, 26 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO 2ª MOSTRA KINO BEAT

FILMES

SESSÃO CINEMIX – DESCONSTRUINDO O BALÃO VERMELHO (LE BALLON ROUGE), de Albert Lamorisse (França, 1956, 34min). O clássico média-metragem francês O Balão Vermelho exibido de uma forma nunca vista. Com trilha sonora ao vivo de Rossano Snel e reinterpretação visual do VJ Leo, um olhar atual carregado de eletronismos e tecnologia tenta romper com a imagem lúdica do filme.

NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA, de Cristiano Bastos e Leonardo Bomfim (Brasil, 2011, 130min). Um road movie que viaja pelas lendas do mítico Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol, álbum lançando em 1975 por Lula Côrtes e Zé Ramalho.
Sessão seguida de debate com o diretor Leonardo Bomfim.

ODDSAC, de Danny Perez (EUA, 2010, 54min). Experimental e psicodélico o filme é o álbum visual da banda Animal Collective. Influenciado por filmes de horror, rituais pagãos e video arte, a obra é um reflexo da densa musicalidade do grupo americano.

BREGA S/A, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho (Brasil, 2009, 60min). Gravado entre 2006 e 2009, aborda a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é muito mais do que a trilha sonora da periferia.

SUPERSTONIC SOUND: THE REBEL DREAD, de Raphael Erichsen (Inglaterra/Brasil, 2010, 48min). Don Letts é um herói anônimo da música britânica. Abordando o legado da família Letts, que carrega a história do “BASS” no Reino Unido, de dub, reggae e punk ao pop dos anos 80, hip hop e dubstep. DJ e cineasta é responsável por introduzir a música jamaicana ao movimento punk.

O CANTOR DE JAZZ (THE JAZZ SINGER), de Alan Crosland (EUA, 1927, 88min). O filho de um religioso cantor judeu deve desafiar o pai, a fim de perseguir seu sonho de se tornar um cantor de jazz. É considerado o primeiro filme falado da história.

THE CINEMATIC ORCHESTRA - MAN WITH A MOVIE CAMERA, de Dizga Vertov (Rússia, 1929, 68min). O revolucionário filme mudo russo reinterpretado com a trilha sonora da banda The Cinematic Orchestra. O documentário que mostrou ao mundo novas formas de se fazer cinema, acompanhado de climas eletrônicos, jazz e funk.

THE PUNK ROCK MOVIE, de Don Letts (Inglaterra, 1978, 86min). Registro histórico da cena punk rock que nascia em Londres. Todo filmado em Super 8, entre tantas raridades apresenta o primeiro show de Sid Vicius no Sex Pistols.

KURT MASUR: UMA AVENTURA MUSICAL (KURT MASUR - ADVENTURES IN LISTENING), de Amit Breuer (Canadá, Brasil e Alemanha, 2008, 55min). Kurt Masur, um dos mais respeitados maestros de nosso tempo, desafia e ensina a próxima geração de músicos e regentes, ampliando seus limites e transformando suas perspectivas e habilidades.

SOUND?? RAHSAAN ROLAND KIRK & JOHN CAGE, de Dick Fontaine (EUA, 1967, 26min). Legendas em espanhol e francês. Embora eles nunca se encontram neste filme, estes dois iconoclastas musicais compartilham uma visão similar sobre as possibilidades ilimitadas da música.

WHAT ARE YOU LOOKING FOR? de Camila Gonzatto (Brasil, 2008, 8min). Os caminhos, os passos e o tempo. Philip Glass reflete sobre a origem da música e das idéias que se transformam em cada nota de piano.

UMSHINI WAM, de Harmony Korine e Die Antiword (África do Sul/EUA, 2011, 15min). Sem legendas. Grandes sonhos, grandes baseados e grandes armas. Ninja e Yo Landi vivem na periferia da civilivação, atirando e fumando, nas suas cadeiras de rodas eles são verdadeiros gangstas.

KINKY GERLINKY, de Dick Jewell (Inglaterra, 2002, 101min). O maior e mais luxuoso clube na história da vida noturna de Londres. Editado de forma a transmitir a experiência de uma noite inteira no clube. Estrelando Boy George, Sinéad O´Connor, Jean Paul Gaultier, Vivienne Westwood e outras pessoas incríveis.

A LIBERDADE É AZUL (TROIS COULEURS: BLEU), de Krzysztof Kieslowsk (França, 1993, 100min). Uma mulher, única sobrevivente de uma tragédia, vê-se na situação de ter que lidar com as perdas e seguir sua vida. Uma composição para coro e orquestra inacabada que havia sido encomendada ao seu esposo, um famoso compositor, une seu passado e presente, trazendo revelações em sua vida.

DJ DAVID SAMPLE, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho (Brasil, 2009, 1.13min). O pai dele era pedreiro, ele ia ser pedreiro também, mas comprou um PC usado e virou o DJ David Sample.

I LOVE TO SINGA (OWL JOHNSON) , de Tex Avery (EUA, 1936, 8min). Uma paródia de Al Jolson, "The Jazz Singer", um rigoroso professor de piano clássico é amaldiçoado com um filho que adora cantar, mas só jazz.

VAI DE ÓPERA, VELHINHO? (WHAT'S OPERA, DOC?), de Chuck Jones (EUA, 1956, 6.11min). Em ritmo de opera Hortelino trava mais uma caça ao traquina coelho Pernalonga. Uma paródia das operas de Richard Wagner, especialmente o ciclo o Anel do Nibelungo e Tannhäuser.

GRADE DE HORÁRIOS

QUINTA-FEIRA (19 DE MAIO)
15:00 – DJ DAVID SAMPLE + BREGA S/A
17:00 – SUPERSTONIC SOUND: THE REBEL DREAD + PROFISSAO DE MUSICO
19:00 – NAS PAREDES DA PEDRA ENCANTADA (SESSÃO SEGUIDA DE DEBATE COM O DIRETOR)

SEXTA-FEIRA (20 DE MAIO)
15:00 – WHAT ARE YOU LOOKING FOR? + SOUND?? RAHSAAN ROLAND KIRK & JOHN CAGE + UMSHINI WAM
17:00 – THE CINEMATIC ORCHESTRA - MAN WITH A MOVIE CAMERA
20:00 – SESSÃO CINEMIX: DESCONSTRUINDO O BALÃO VERMELHO. PERFORMANCE AO VIVO.

SÁBADO (21 DE MAIO)
15:00 – KURT MASUR: UMA AVENTURA MUSICAL + VAI DE ÓPERA, VELHINHO?
17:00 – ODDSAC
19:00 – THE PUNK ROCK MOVIE

DOMINGO (22 DE MAIO)
15:00 – I LOVE TO SINGA (OWL JOHNSON) + O CANTOR DE JAZZ
17:00 – A LIBERDADE É AZUL
19:00 – KINKY GERLINKY