sábado, 17 de setembro de 2016

3˚ Festival Kino Beat - Atrações do 4˚ dia

No dia 08 de outubro no teatro do SESC, dois espetáculos multimídia apresentam de formas distintas possibilidades do uso de tecnologias digitais, som e luz.

Com o apoio da Aliança Francesa o francês Alex Augier apresenta pela primeira vez no país a performance oqpo_oooo. A matéria-prima de fluxos digitais serão projetadas em uma estrutura em forma de cubo medindo 3 metros. Manipulado em tempo real de forma generativa, a estética visual é uma explosão de fractais e abstração matemático digital. O som eletrônico interage de forma simbiótica com a imagem e também é criado ao vivo. A posição do cubo no palco induz ilusões visuais que se ampliam a medida que Alex altera alguns parâmetros.



oqpo_oooo / Official Teaser from alexaugier on Vimeo.

Na sequência o paulista Matheus Leston retorna ao Kino Beat com o seu novo trabalho, Menos.  Um computador analisa os diversos canais de áudio e controla, em prefeita sincronia, um sistema de iluminação composto por uma série de 16 barras de led posicionadas ao redor do músico. Utilizando apenas uma bateria eletrônica para gerar todos os sons através de improvisações.



_______________________________________
Serviço:
3˚ Festival Kino Beat - 05 a 09 de outubro
Teatro do SESC - Av. Alberto Bins, 665 - Centro
19h- Entrada Franca
Retirada de ingressos a partir das 18h

Evento facebook:
https://www.facebook.com/events/305406053160665



quinta-feira, 15 de setembro de 2016

3˚ Festival Kino Beat - Atrações do 3˚ dia

No dia 07 de outubro no auditório do Instituto Goethe será apresentada a performance de dança multimídia, Three Dreams da japonesa Junko Wada, com luz e música ao vivo do aclamado artista alemão Hans Peter Kuhn.

Junko Wada é uma pintora e performer que percebeu que o ato da pintura em grande escala tem muita relação com o corpo, e que pintar é uma espécie de dança na frente da tela em branco.  A partir da premissa de pintura, dança e corpo a artista desenvolveu o seu próprio estilo, e percorreu o mundo para apresentá-lo.



http://junkowada.de/

Hans Peter Kuhn trabalha essencialmente com som e luz, criando instalações e performances para os principais museus e instituições do mundo. Durante 20 anos foi colaborador do diretor de teatro Bob Wilson, criando trilhas e soluções criativas em som e luz. Juntos receberam o Leão de Ouro na Bienal de Veneza em 1993 com a instalação “Memory Loss”.






Wada and Kuhn vivem e trabalham entre a Alemanha e o Japão. Three Dreams é a primeira performance em conjunto dos dois no Brasil.

http://www.goethe.de/ins/gb/lp/prj/mtg/men/kun/kuh/en8641260.htm

______________________________
3˚ Festival Kino Beat - 05 a 09 de outubro
19h @ Instituto Goethe
24 de outubro, 112 - Independência
Entrada Franca (Retirada de ingressos a partir das 18h)
Evento Facebook:
https://www.facebook.com/events/315036322182545/
______________________________

Ainda no dia 07 de outubro inaugura a exposição The Dance Party na galeria de arte da Fundação Ecarta, e fica em cartaz até o dia 11 de novembro. A partir do campo da arte – e em relação direta com a música – a exposição pretende investigar alguns aspectos referentes à cultura das pistas de dança. Trata-se de um fenômeno que já data de pelo menos quatro décadas desde sua formatação em clubes noturnos de cidades como Nova York e Londres, exercendo influência nos costumes, na política, no consumo e na produção artística global. A exposição coletiva, traz artistas brasileiros e estrangeiros que, de algum modo, investigam a cultura, seus fundamentos e implicações. A curadoria é de Leo Felipe e Gabriel Cevallos.


Se apresenta ao vivo na Galeria a cantora, compositora e produtora musical do Rio de Janeiro radicada em São Paulo Érica Alves. Suas canções autorais, apresentadas ao vivo em formato eletrônico com sintetizadores e drum machines, exploram sonoridades que vão do experimental ao house/techno, do trip-hop ao pós-punk.  


https://soundcloud.com/ericaalves

______________________________
Serviço:
3˚ Festival Kino Beat - 5 a 9 de outubro
The Dance Party -  Abertura 19h:30min do dia 7 de outubro até 11 de novembro
Galeria Ecarta - Av. João Pessoa, 943 - Cidade Baixa

Evento Facebook:
https://www.facebook.com/events/303351013358212/

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

3˚ Festival Kino Beat - Atrações do 2˚ dia

No dia 06 de outubro o histórico Theatro São Pedro será palco da nova música experimental e eletrônica da Suécia, em formato de espetáculos audiovisuais. Com o apoio da Embaixada da Suécia no Brasil, os artistas de Estocolmo Quiltland e Moon Wheel se apresentam pela primeira vez no Brasil, com apresentações únicas em Porto Alegre. 

A apresentação de Moon Wheel no Kino Beat resulta de uma imersão de 3 dias na região dos canyons em Cambará do Sul, no interior gaúcho. Através de gravações de campo, os sons captados na natureza serão processados e apresentados ao vivo pelo artista.

Moon Wheel é o projeto de Olle Holmberg, artista multidisciplinar Sueco, compositor e performer. Suas composições são inspiradas pela “natureza, história e nomadismo”, sons sintetizados e orgânicos, que evocam climas etéreos e fantasmagóricos. De um início pontuado pela estética esotérica e sintetizações cósmicas dos anos 70 e 80, o som de Moon Wheel sofreu inevitavelmente influências da infame paisagem techno de Berlim. Buscando teorias de ecossistemas e processos geológicos a serem traduzidos em desenhos de sons abstratos.

Ele apresenta desde 2013 o programa The Journey na Berlin Community Radio, e em 2015 foi compositor em residência no cultuado EMS - electronic music studios em Estocolmo.
O artista de Porto Alegre Eduardo Taborda vai traduzir visualmente a pesquisa sonora do Sueco. 

http://www.moonwheel.org/




Quiltland é o pseudônimo da artista Frida-Li LoÅNvgren, seus shows são baseados em improvisos e por isso efêmeros, as suas influências são filtradas através de sequências de sonhos febris e paisagens sonoras surreais. Dos sonhos se cristalizam melodias dramáticas e cinematográficas, ambient music e experimentalismo eletrônico, em comunhão com toda a tradição da cultura pop ocidental. Frida produz todas as imagens projetadas no seu show, seguindo o mesmo conceito e influências da parte sonora.

Frida já se apresentou nos principais festivais da Escandinavia, como Sónar Stockholm, Norberg, Flow, Way Out West, entre outros.

www.quiltland.se


 




________________________________
Serviço:


3˚ Festival Kino Beat - 05 a 09 de outubro
Theatro São Pedro - Praça da Matriz - Centro Histórico
06/10 - 21h-22h:45min
Distribuição de ingressos a partir das 19h na bilheteria do Theatro.
Entrada Franca

Evento facebook:

https://www.facebook.com/events/1642342112733380/


terça-feira, 13 de setembro de 2016

3˚ Festival Kino Beat - Atrações do 1˚ dia

O festival abre dia 05 de outubro no Teatro do SESC com o espetáculo multimídia Forças, criado especialmente para o Kino Beat pelo grupo Medula de Porto Alegre, os 11 integrantes que se apresentam são ligados ao Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS encabeçado pelos professores Isabel Nogueira, Luciano Zanatta e Chico Machado. Além dos três professores- artistas do Instituto de Artes da UFRGS, a formação do grupo que se apresentará no Festival conta com Ricardo De Carli, Carlos Ferreira, Nikolas Gomes, Isadora Nocchi Martins, Ana Clara Matielo, André Brasil, Peter Gossweiler e Marçal Rodrigues.
 
Tomando como uma parte de sua motivação algumas das forças físicas que atuam sobre nosso planeta, misturando alta e baixa tecnologia, ações, objetos, textos e vídeos, a criação deste espetáculo foi desenvolvida justamente a partir destes entrelaçamentos, através de princípios criativos e composicionais que oportunizam a percepção dos aspectos processuais do seu fazer artístico técnico e inventivo.

Objetos grandes em contraste com pequenos objetos, sendo alguns construídos pelo grupo colocados ao lado de outros de tecnologia já consolidada, produzem tanto sons acústicos quanto amplificados, estabelecendo variações de intensidade na experiência acústica ao combinar adensamentos, beats e ruídos. A condução do show lida com rupturas e quebras de expectativa na percepção estética do ouvinte, utilizando o espaço cênico como parte e da experiência total do espetáculo.

Serviço:
Grupo Mudula lança o espetáculo Forças
19h no Teatro do SESC
Av. Alberto Bins, 665 - Centro
Entrada Franca (Distribuição de ingressos a partir das 18h)

Evento Facebook:
https://www.facebook.com/events/1684463738469868/





Na mesma noite a performance A FESTA PROFUNDA será realizada na Galeria Península. O trabalho é o resultado do laboratório de Performance realizado pelos artistas Marion Velasco (RS), Liana Padilha (RJ) e Bruno Mendonça (SP), entre setembro e outubro, na Galeria Península,  dentro do PPPP – Programa Público de Performances da Península projeto viabilizado pelo prêmio FAC/edital 2015 e com apoio do 3˚ Festival Kino Beat.

Esse encontro enfatiza o sonoro em performance e a experiência de vida em grandes cidades, pesquisas já desenvolvidas pelos artistas, no que se refere ao uso da voz (spoken word e cantada), poesia, música eletrônica e outras sonoridades. Apesar da parceria estabelecida entre os artistas, os três nunca se apresentaram juntos. Portanto, este é um encontro inédito.

Na FESTA PROFUNDA, além das vozes, serão utilizados instrumentos musicais de forma não convencional, tecnologias digitais e materiais ruidosos com grande expressividade plástica. Os líricos são criados, de forma independente pelos artistas, a partir de colagens de textos de outros artistas, de frases coletadas nas ruas, de sonhos e poesias inventadas. O projeto de luz é da artista visual Lucia Koch.

Serviço:

Performances:
05/10 - 20h:30min
08/10 - 16h:30min
Local: Galeria Península
R. dos Andradas, 351 - Centro Histórico
Entrada Franca
Evento facebook:
https://www.facebook.com/events/1614837042155098/