terça-feira, 13 de setembro de 2016

3˚ Festival Kino Beat - Atrações do 1˚ dia

O festival abre dia 05 de outubro no Teatro do SESC com o espetáculo multimídia Forças, criado especialmente para o Kino Beat pelo grupo Medula de Porto Alegre, os 11 integrantes que se apresentam são ligados ao Grupo de Pesquisa em Criação Sonora da UFRGS encabeçado pelos professores Isabel Nogueira, Luciano Zanatta e Chico Machado. Além dos três professores- artistas do Instituto de Artes da UFRGS, a formação do grupo que se apresentará no Festival conta com Ricardo De Carli, Carlos Ferreira, Nikolas Gomes, Isadora Nocchi Martins, Ana Clara Matielo, André Brasil, Peter Gossweiler e Marçal Rodrigues.
 
Tomando como uma parte de sua motivação algumas das forças físicas que atuam sobre nosso planeta, misturando alta e baixa tecnologia, ações, objetos, textos e vídeos, a criação deste espetáculo foi desenvolvida justamente a partir destes entrelaçamentos, através de princípios criativos e composicionais que oportunizam a percepção dos aspectos processuais do seu fazer artístico técnico e inventivo.

Objetos grandes em contraste com pequenos objetos, sendo alguns construídos pelo grupo colocados ao lado de outros de tecnologia já consolidada, produzem tanto sons acústicos quanto amplificados, estabelecendo variações de intensidade na experiência acústica ao combinar adensamentos, beats e ruídos. A condução do show lida com rupturas e quebras de expectativa na percepção estética do ouvinte, utilizando o espaço cênico como parte e da experiência total do espetáculo.

Serviço:
Grupo Mudula lança o espetáculo Forças
19h no Teatro do SESC
Av. Alberto Bins, 665 - Centro
Entrada Franca (Distribuição de ingressos a partir das 18h)

Evento Facebook:
https://www.facebook.com/events/1684463738469868/





Na mesma noite a performance A FESTA PROFUNDA será realizada na Galeria Península. O trabalho é o resultado do laboratório de Performance realizado pelos artistas Marion Velasco (RS), Liana Padilha (RJ) e Bruno Mendonça (SP), entre setembro e outubro, na Galeria Península,  dentro do PPPP – Programa Público de Performances da Península projeto viabilizado pelo prêmio FAC/edital 2015 e com apoio do 3˚ Festival Kino Beat.

Esse encontro enfatiza o sonoro em performance e a experiência de vida em grandes cidades, pesquisas já desenvolvidas pelos artistas, no que se refere ao uso da voz (spoken word e cantada), poesia, música eletrônica e outras sonoridades. Apesar da parceria estabelecida entre os artistas, os três nunca se apresentaram juntos. Portanto, este é um encontro inédito.

Na FESTA PROFUNDA, além das vozes, serão utilizados instrumentos musicais de forma não convencional, tecnologias digitais e materiais ruidosos com grande expressividade plástica. Os líricos são criados, de forma independente pelos artistas, a partir de colagens de textos de outros artistas, de frases coletadas nas ruas, de sonhos e poesias inventadas. O projeto de luz é da artista visual Lucia Koch.

Serviço:

Performances:
05/10 - 20h:30min
08/10 - 16h:30min
Local: Galeria Península
R. dos Andradas, 351 - Centro Histórico
Entrada Franca
Evento facebook:
https://www.facebook.com/events/1614837042155098/






Nenhum comentário:

Postar um comentário