sábado, 18 de julho de 2015

Tudo que você não sabia (ainda) sobre as atrações do Festival

Todos os espetáculos do 2º Festival Kino Beat são inéditos na cidade e os três artistas estrangeiros se apresentam pela primeira vez no Brasil. Vem saber mais sobre cada um:

Giuliano Obici (PR)


























O artista é pesquisador com ênfase em arte sonora, doutor pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e a Technische Universität de Berlim. Teve bolsa do DAAD, CAPES e FAPESP, é mestre em comunicação e semiótica pela PUC-SP e psicólogo formado pela UEM. Além disso publicou o livro "Condição da Escuta: mídias e territórios sonoros" pela editora 7Letras! No 2º Festival Kino Beat ele apresenta seu espetáculo Laptop Coral. Laptop Coral Em sua apresentação no 2º Festival Kino Beat o artista que vai levar para o palco do Teatro do Sesc 12 laptops que simulam um coral de vozes e imagens. O computador é explorado como um estúdio audiovisual, uma plataforma capaz de gravar, transmitir, samplear, editar e sintetizar som e imagem ao vivo.

Castanha Remix


























A apresentação foi idealizada especialmente para o Festival por Gabriel Cevallos e Tomaz Klotzel. o espetáculo apresenta um experimento multimídia com o ator João Carlos Castanha que reinterpreta e improvisa ao vivo partes do filme sobre sua própria vida, Castanha (2014), do cineasta gaúcho Davi Pretto. Simultaneamente o filme é projetado e reeditado em tempo real. O filme Castanha teve première na seção Fórum do Festival de Berlim. Também foi exibido nos festivais de Hong Kong, Copenhagen, Edimburgo e Las Palmas, entre outros. No Brasil, foi à Paulínia, à Mostra de SP e ao Festival do Rio, de onde saiu com o prêmio de melhor filme da seção Novos Rumos. Já estreou na Argentina e tem distribuição assegurada na Alemanha, na Suíça e na Áustria, além da televisão da Espanha. Confira a crítica “Filme Castanha é um marco do cinema gaúcho”, de Zero Hora.

Pedro Dom (RS)

























Pedro Dom é pianista e compositor integrante e idealizador do coletivo musical O.C.L.A, que mistura RAP com jazz e referências da música brasileira. Confira o som da O.C.L.A aqui.

#LoopSessions com O.C.L.A. - Música: Bom Dia feat. Tio Scooby



Henrique Roscoe a.k.a HOL (MG)


























Hol, como é conhecido Henrique Roscoe, tem “um projeto conceitual audiovisual generativo criado pelo artista multimídia. Todas as composições buscam uma correspondência entre áudio e vídeo e elas são executadas em performances ao vivo ou na forma de vídeos e instalações. O projeto é baseado no conceito de sinestesia. Cores, formas e movimentos de cada elemento são sincronizados com notas, harmonias e ritmo. Som e imagem têm exatamente a mesma importância e são gerados ao mesmo tempo ao se tocar cada nota no teclado, através dos instrumentos específicos construídos em software”. Confira mais aqui.

Confira a performance Synap.sys no festival multiplicidade 2014.



The Rise and Fall of Ice-Pick Lobotomy (RS)


























A dupla de Porto Alegre é composta por Carlos Ferreira e Valmor Pedretti Jr. e está lançando o seu primeiro disco, intitulado “To Phineas, Without Love (or Hate)”. Faz sua primeira apresentação ao vivo, deste projeto que foi desenvolvido em estúdio durante o ano passado, no 2º Festival Kino Beat. Com procedimentos aleatórios e indeterminados, a dupla se utiliza de guitarras preparadas, pedais de efeitos, theremin, loopers, e texturas disparadas via laptop para criar música contemporânea. Ouça mais aqui.


Frank Bretschneider (Alemanha)


























Frank é um dos principais artistas experimentais da Alemanha, depois de estudar artes plásticas e inspirado por filmes de ficção científica, começou a fazer experiências com fita magnética, sintetizadores e guitarras modificadas em 1984, bem como explorar as possibilidades de intercâmbio entre a arte visual e a música por vários meios, tais como cinema, vídeo e gráficos de computador. Frank é fundador da gravadora Raster-Noton referência em música experimental em todo o mundo. Confira entrevista que fala sobre a residência artística no EMS de Estocolmo, sintetizadores analógicos e processos criativo.

Live transmediale CTM

Grupo de eletropop dadaísta formado por Frank no começo dos anos 80 na Alemanha Oriental quando já fazia experimentos audiovisuais.

Frank ao vivo no festival Mutek

Castelan



Castelan, catarinense radicado em Porto Alegre È a voz da NAS. Apresenta semanalmente o NAS Radio Show e lidera boa parte da curadoria do selo. Suas produções flertam com diversos estilos: Chill out, house e até trap. Como DJ, seus sets seguem a mesma versatilidade, tornando-o destaque tanto ao vivo como produzindo. Acaba de lançar em parceria com a THUMP, "Terceiro", seu mais novo EP que conta com 3 faixas, flertando inclusive com beats de boom bap. Anteriormente havia lançado o full-lenght "Uma Data", com nove faixas e boa recepção da crítica especializada. Ouça mais:




High Wolf (França)


O artista francês vem para o 2º Festival Kino Beat com o apoio da Aliança Francesa e do Consulado geral da França em São Paulo. A música dele tem inspiração de vários lugares do globo como Índia, Nepal, Ásia Central e África. Confira o review do novo disco do músico.

Ouça o disco novo aqui.

Clipe do single Wild at Heart

Ao vivo no Dal Verme Circolo, em Roma

Baba Stiltz (Suécia)


O artista sueco vem ao Brasil com o apoio da Embaixada da Suécia. É um precoce e talentoso DJ e produtor musical, natural de Estocolmo, que fez a sua primeira música no jardim de infância e lançou o seu primeiro disco aos 15 anos. No alto dos seus 21 anos, Baba já é um produtor veterano, produziu todos os estilos possíveis de música, desde Skweee (funk sueco) hip hop, house e dub. Baba produziu alguns dos principais novos artistas da Suécia, como o rapper Yung Lean e a cantora de R&B Mapei.

Confira a entrevista com Baba e o mix que ele preparou para o Redbull Musica Academy, que definiu o mais novo “recruta” do Studio Barnhus como parte da orgulhosa tradição de artistas de house e techno que pensam fora da caixa emergindo da capital sueca.




Edição da New Faces on Electronic Beats que viajou até Estocolmo para conhecer Baba Stiltiz, definido como um jovem produtor, super talentoso e com um background de ballet clássico.

Yung Lean - Lemonade (feat. Baba Stiltz)

Zopelar (MG)


Pedro Zopelar é mineiro, Bacharel em música pelo CBM, Conservatório Brasileiro de Música (RJ), compositor, arranjador, multiinstrumentista, DJ e produtor musical. A paixão por sintetizadores e a necessidade de simplificar sua linguagem musical por um propósito artístico foram fatores decisivos para que Zopelar iniciasse uma carreira na música eletrônica.

Skol Beats Factory - Factory Meets: Zopelar

Club Music


Zopelar LIVE at Redbull House Rio de Janeiro
Zopelar LIVE at Redbull House Rio de Janeiro from Zopelar on Vimeo.

 Os ingressos para o 2º Festival Kino Beat são gratuitos e serão disponibilizados uma hora antes de cada evento na bilheteria do Teatro do Sesc. No dia 09 (domingo), o Festival acontece no Multipalco onde a entrada também é gratuita, porém será respeitado a lotação máxima do espaço. A dica é chegar cedo e aproveitar toda a programação.

Teatro do Sesc 
Dia 06 e 07/08 início 20h
Dia 08/08 início 19h

Multipalco 
Dia 09/08 início 15h até as 21h
(Não haverá retirada de ingressos, a lotação será conforme capacidade do local)


(Distribuição dos ingressos 01 hora antes do início do evento)


Confira aqui a programação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário