terça-feira, 17 de novembro de 2009

Release da mostra

KINO BEAT
MOSTRA DE FILMES, DOCUMENTÁRIOS E CLIPES DE MÚSICA ELETRÔNICA.

Reunindo a maior seleção de obras audiovisuais relacionadas à música eletrônica já feita no Brasil, a mostra Kino Beat, realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, apresenta o vasto cenário eletrônico através de alguns de seus subgêneros e por assuntos referentes à cultura e aos seus modos de produção e disseminação.

As efervescentes duas primeiras décadas do século XX foram um terreno fértil para descobertas e afirmações de ideais. Entre os fatos relevantes a serem destacados, está o manifesto futurista italiano, que em todos os campos da arte teve um efeito avassalador, refletindo na música com a valorização de sons antes considerados apenas barulho; instrumentos não convencionais baseados em sonoridades ainda desconhecidas eram inventados, prenunciando o futuro de uma música alicerçada em tecnologia e vanguarda.

Com o desenvolvimento tecnológico forçado pelo fim da Segunda Guerra Mundial, os experimentos com gravação e produção musical foram impulsionados, emergindo conceitos como música concreta, Elektronische Musik e música eletroacústica. A grande revolução do computador e do sintetizador se tornou um marco no ato de pensar e fazer a música. Uma arte antes relegada a eruditos, que agora se popularizava. De Stockhausen a Beatles, da Disco music ao movimento Rave, a música eletrônica se tornou um fenômeno pop sem precedentes, influenciando todo o mercado fonográfico e a indústria do entretenimento.

Seja nas favelas do Rio ou nas ruas de Berlim, atualmente a música eletrônica além de embalar milhões de entusiastas nas pistas mundo a fora, serve como instrumento de identificação cultural e inclusão artístico-social, proporcionando pequenas revoluções através de batidas sequenciadas.

A mostra Kino Beat inclui ainda uma compilação de filmes já exibidos no FILE Documenta, mostra de cinema que acontece junto ao festival FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). O diretor dinamarquês Andreas Johnasen, um dos mais prolíficos documentaristas musicais da atualidade, terá uma retrospectiva de sua obra, com a exibição de quatro de seus filmes, alguns nunca exibidos no Brasil.

Gabriel Cevallos – Curador da mostra


Curadoria e organização:

Gabriel Cevallos
Formando em cinema pela PUCRS – Dj e produtor cultural.

Curadoria FILE Documenta:

Eric Marke
É bacharel em jornalismo e publicidade, autor da Enciclopédia MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira, curador do FILE e docente na Universidade Anhembi Morumbi e no SAE Institute (Frankfurt – Alemanha).