Os ingressos para o 2º Festival Kino Beat são gratuitos e serão disponibilizados uma hora antes de cada evento na bilheteria do Teatro do Sesc. A lotação do espaço é de 250 pessoas e, a dica é chegar cedinho, a abertura de cada dia será com um DJ no Café do Sesc, conforme a programação abaixo:
No dia 09 (domingo), o Festival acontece no Multipalco onde a entrada também é gratuita, porém será respeitado a lotação máxima do espaço. A dica é chegar cedo e aproveitar toda a programação.
Teatro do Sesc
Dia 06 e 07/08 início 20h
Dia 08/08 início 19h
Multipalco
Dia 09/08 início 15h até as 21h (não haverá retirada de ingressos, a lotação será conforme capacidade do local).
(Distribuição dos ingressos 01 hora antes do início do evento)
"Pedro Schneider nasceu em família musical e se criou tocando piano e apreciando de Bach, Beethoven e Brahms a Tom Jobim e Elis Regina. Pelos 20 anos, acabou se envolvendo com a cultura hip hop e já vem fazendo beats como Pedro DOM há seis, quando chegou a soltar oito álbuns sem compromisso, de modo amador/semi-pro. Depois de certo sucesso com o primeiro disco da O.C.L.A. — Orquestra Celestial do Livre Arbítrio, fundada por ele, e formada atualmente junto aos MCs Yule Aurê e Zilla Sonoro —, Pedro coloca um ponto final em seu trabalho como beatmaker com Livre, coletânea que remasteriza 20 das músicas lançadas nesses oito álbuns, que já foram até removidos da internet. A partir daí, o músico se mantém aberto a diversas possibilidades sonoras, mas foca seu projeto solo em sons mais orgânicos e instrumentais. [...]"
O SESC-RS é, novamente, ao lado do Kino Beat, realizador do Festival Kino Beat. O gerente de cultura da entidade, Silvio Bento, conta que já na primeira edição, em 2014, as expectativas de público do evento foram superadas. Para a segunda edição, do mesmo modo, em parceria com o curador, Gabriel Cevallos, o SESC está trabalhando na pré-produção do evento, em contato com os fornecedores e na identificação de todas as necessidades técnicas que envolvem esta realização. O SESC é fundamental na realização do projeto e visionário ao trazer este tipo de evento para Porto Alegre.
Silvio conta que eles nunca tinham trabalhado com a linguagem de música eletrônica e audiovisual multimídia, e acredita que o evento aumentou a abrangência da ação cultural do SESC. “Nos associamos a uma ideia já existente e potencializamos esta como um evento integrante da programação das ações do SESC”, conta ele, que ainda ressaltou a possibilidade do contato com músicos e artistas de reconhecimento internacional, visto que essa edição está contando com representações da França, Alemanha e Suécia.
Este 2º Festival Kino Beat, segundo o gerente cultural, é uma oportunidade de conhecer um maior número de atrações inéditas na cena musical gaúcha e se beneficiar gratuitamente de um ambiente artístico de alto nível profissional. Nas palavras dele: “o Kino Beat é uma aproximação de públicos, além dos tradicionais participantes da programação das artes cênicas e demais serviços da instituição, é um alinhamento com as novas tendências musicais, movimentos de arte urbana, com a cena contemporânea de arte”.
O último dia de Festival acontece durante o dia em um dos espaços mais nobres da cidade, o Multipalco Theatro São Pedro. Serão 5 atrações musicais que trazem a música eletrônica em sua forma mais expansiva e dançante para a festa a céu aberto em um palco montado na área externa do Multipalco.
Às 15h, o catarinense radicado em Porto Alegre, Castelan, apresenta sua seleção de urban music, com influências de Chill-Out e House:
A segunda atração do dia é realizada com o apoio da Aliança Francesa e Consulado geral da França em São Paulo. Embora nascido e residente na França, a música de High Wolf busca inspiração de todo o globo. Seja canalizando as energias meditativas de música da Índia, Nepal e da Ásia Central, ou encontrando inspiração nos ritmos africanos, a música criada por High Wolf é uma forma hibridada de música eletrônica psicodélica global. O Lobo se apresenta pela primeira vez no Brasil, ao vivo, com guitarra, laptop e sampler.
Outra atração inédita no país é o sueco Baba Stiltz, que vem ao Brasil com o apoio da Embaixada da Suécia. O precoce e talentoso DJ e produtor musical, natural de Estocolmo, fez a sua primeira música no jardim de infância e lançou o seu primeiro disco aos 15 anos. No alto dos seus 21 anos, Baba já é um produtor veterano, produziu todos os estilos possíveis de música, desde Skweee (funk sueco) hip hop, house e dub. Baba produziu alguns dos principais novos artistas da Suécia, como o rapper Yung Lean e a cantora de R&B Mapei.
Confira a entrevista com Baba e o mix que ele preparou para o Redbull Musica Academy, que definiu o mais novo “recruta” do Studio Barnhus como parte da orgulhosa tradição de artistas de house e techno que pensam fora da caixa emergindo da capital sueca.
O Festival encerra com o mineiro Zopelar, um dos expoentes da produção contemporânea de música eletrônica no país. Com 27 anos de idade, 13 deles dedicados ao estudo musical, Zopelar é um obcecado por sintetizadores vintage e drum machines, equipamentos que usa em suas apresentações. Em 2014 foi um dos selecionados para prestigiada Red Bull Music Academy em Tóquio.
Serviço:
Teatro do Sesc
Dia 06 e 07/08 início 20h
Dia 08/08 início 19h
Entrada gratuíta (distribuição dos ingressos 1 hora antes da abertura do Festival) Multipalco
Dia 09/08 início 15h até as 21h
(Não haverá retirada de ingressos, a lotação será conforme capacidade do local, em caso de chuva o local será alterado)
Informações importantes
A entrada é gratuita e a lotação será de acordo com a capacidade do local.
Haverá bar completo no local, (aceita cartão). obs. Será proibida entrada de bebidas no espaço.
Para confirmar presença e acessar mais informações clique aqui.
No sábado dia 08, quem abre a noite no Café do Sesc é o Dj Chico Dub. Às 19h, no Teatro do Sesc, a dupla de Porto Alegre The Rise and Fall of Ice-Pick Lobotomy, composta por Carlos Ferreira e Valmor Pedretti Jr. lança o seu primeiro disco, intitulado “To Phineas, Without Love (or Hate) e faz sua primeira apresentação ao vivo, deste projeto que foi desenvolvido em estúdio durante o ano passado. Mediante procedimentos aleatórios e indeterminados, a dupla se utiliza de guitarras preparadas, pedais de efeitos, theremin, loopers, e texturas disparadas via laptop para criar música contemporânea. Curte o som deles:
A última atração no Teatro do SESC é o alemão Frank Bretschneider que apresenta uma performance audiovisual que explora a música eletrônica abstrata e minimalista em sincronia com representações visuais da estrutura rítmica do som. Frank é um dos principais artistas experimentais da Alemanha, depois de estudar artes plásticas e inspirado por filmes de ficção científica, começou a fazer experiências com fita magnética, sintetizadores e guitarras modificadas em 1984, bem como explorar as possibilidades de intercâmbio entre a arte visual e a música por vários meios, tais como cinema, vídeo e gráficos de computador. Frank é fundador da gravadora Raster-Noton referência em música experimental em todo o mundo.
Serviço:
Teatro do Sesc
Dia 06 e 07/08 início 20h
Dia 08/08 início 19h
Entrada gratuíta (distribuição dos ingressos 1 hora antes da abertura do Festival) Multipalco
Dia 09/08 início 15h até as 21h
(Não haverá retirada de ingressos, a lotação será conforme capacidade do local, em caso de chuva o local será alterado)
No dia 06 de agosto, quem inicia a noite é o Dj Kahara, uma hora antes do primeiro espetáculo, no Café do Sesc. Para abrir as apresentações, o paranaense Giuliano Obici () apresenta seu espetáculo Laptop Coral, que vai levar para o palco do Teatro do Sesc 12 laptops que simulam um coral de vozes e imagens. O computador é explorado como um estúdio audiovisual, uma plataforma capaz de gravar, transmitir, samplear, editar e sintetizar som e imagem ao vivo.
A segunda performance da noite é inédita: Castanha Remix, foi idealizada especialmente para o Festival por Gabriel Cevallos e Tomaz Klotzel. O espetáculo apresenta um experimento multimídia com o ator João Carlos Castanha que reinterpreta e improvisa ao vivo partes do filme sobre sua própria vida, Castanha (2014), do cineasta gaúcho Davi Pretto. Simultaneamente o filme é projetado e reeditado em tempo real.
Serviço:
Teatro do Sesc
Dia 06 e 07/08 início 20h
Dia 08/08 início 19h
Entrada gratuíta (distribuição dos ingressos 1 hora antes da abertura do Festival) Multipalco
Dia 09/08 início 15h até as 21h
(Não haverá retirada de ingressos, a lotação será conforme capacidade do local, em caso de chuva o local será alterado)