Érica Alves se apresenta na abertura da exposição The Dance Party dia 08/10 na Galeria Ecarta, e falou com exclusividade ao Loft 55. "A música eletrônica hoje é um dos estilos musicais com mais potencial de transformação no Brasil. O funk carioca já é um caso comprovado, sendo hoje uma das maiores expressões populares do país, mas que ainda incomoda as estruturas de poder. O sucesso comercial do funk é uma imensa superação social e cultural das classes urbanas mais baixas do Brasil. Pensando em outros estilos eletrônicos, no caso de São Paulo, quando surgiram as raves das periferias com os cybermanos, o movimento foi duramente reprimido pelo Estado."
O festival se encerra no dia 09 de outubro no Teatro do SESC, com a performance de live cinema do francês Vincent Moon. Essa apresentação tem o apoio da Aliança Francesa de Porto Alegre.
Fazendo parte da “nova geração de cineastas” segundo a Cinemateca Francesa, o francês Vincent Moon revolucionou o conceito de vídeo clipes e o jeito de filmar música em todo o mundo. Criou vídeos para artistas como R.E.M, Tom Jones e Arcade Fire, e no Brasil trabalhou com artistas como Tom Zé, Elza Soares e Ney Matogrosso. Percorrendo o mundo com sua câmera e seu computador na mochila, faz filmes etnográficos experimentais de forma independente, registrando cenas folclóricas, músicas sagradas e rituais religiosos .
Na performance et/errances Vincentse transforma em um tecnoxamã, induzindo o público através de suas máquinas á transes audiovisuais. Os guias espirituais que regem esses experimentos, são as imagens nômades e os sons extraterrestres que habitam os seus HDs enfeitiçados. Dessa criação efêmera e sempre inédita emerge um espaço mágico entre cinema, música e espiritualidade.
_______________________________________________
3˚ Festival Kino Beat - 05 a 09 e outubro Teatro do SESC - Av. Alberto Bins, 665 - Centro 09/10 -18h- Entrada Franca Distribuição de ingressos a partir das 17h.